INSTITUTO TEOLÓGICO SIMONTON

Trindade

 
Termo teológico usado para definir a Deus como uma unidade indivisível expressa na natureza tríplice de Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo. Como uma doutrina cristã distintivo, a Trindade é considerada um mistério divino além da compreensão humana a ser refletido apenas através da revelação bíblica. A Trindade é um conceito bíblico que expressa o caráter dinâmico de Deus, não uma idéia grega pressionada na Escritura de especulação filosófica ou religiosa.Embora o termo trindade não aparece na Escritura, a estrutura trinitária aparece em todo o Novo Testamento para afirmar que o próprio Deus se manifesta através de Jesus Cristo por meio do Espírito. 

A visão bíblica da Trindade bom equilibra os conceitos de unidade e distinção. Dois erros que aparecem na história da consideração da doutrina e são tritheism unitarianism. Em triteísmo, o erro está feito ao enfatizar o carácter distintivo da Trindade até o ponto que a Trindade é visto como três deuses separados, ou um politeísmo cristão. Por outro lado, unitarianism exclui o conceito de especificidade ao focalizar apenas no aspecto de Deus, o Pai. Desta forma, Cristo eo Espírito Santo são classificados em categorias inferiores e feito menos do que divina. Ambos comprometem a eficácia ea contribuição da atividade de Deus na história da redenção. 

O conceito bíblico da Trindade desenvolvido através da revelação progressiva. O Antigo Testamento afirma constantemente a unidade de Deus através de declarações como: "Ouve, ó Israel: o Senhor nosso Deus é o único Senhor" (Deut. 6:4). da unicidade de Deus é enfatizada a cautela dos israelitas contra o politeísmo e ateísmo prático dos seus vizinhos pagãos. 

O Antigo Testamento não apresentam implicações da idéia trinitária. Isso não quer dizer que a Trindade foi totalmente cognoscível do Antigo Testamento, mas que um vocabulário foi criado através dos acontecimentos da proximidade de Deus e da criatividade, ambos desenvolvidos receber o significado de escritores do Novo Testamento. Por exemplo, a palavra de Deus é reconhecido como o agente da criação (Sl 33:6, 9; compare Prov. 3:19, 8:27) revelação e salvação (Sl. 107:20). Este mesmo vocabulário é dotada de personalidade distinta no prólogo de João (João 1:1-4), na pessoa de Jesus Cristo. Outras categorias incluem o vocabulário da sabedoria de Deus (Prov. 8) eo Espírito de Deus (Gn 1:2; Ps. 104:30; Zech. 4:6). 

Uma característica distintiva do Novo Testamento é a doutrina da Trindade. É notável que escritores do Novo Testamento apresentar a doutrina de tal maneira que não viole os Testament velho conceito da unicidade de Deus. Na verdade, eles afirmam unanimemente a fé monoteísta hebraica, mas estendê-lo para incluir a vinda de Jesus ea efusão do Espírito Santo. O cristão da igreja primitiva experimentou o Deus de Abraão, em uma nova forma dramática e sem abandonar a unidade de Deus que permeia o Antigo Testamento. Como uma nova expressão de Deus, o conceito da Trindade enraizada no Deus do passado e coerente com o Deus do passado, absorve a idéia de Deus do passado, mas vai além do Deus do passado de uma forma mais encontro pessoal. 

O Novo Testamento não apresenta uma exposição sistemática da Santíssima Trindade. Os segmentos dispersos de vários escritores que aparecem ao longo do Novo Testamento refletem um entendimento aparentemente aceite que existe sem uma discussão de longa-metragem. Ele é incorporado no âmbito da experiência cristã e simplesmente assumido como verdade. Os escritores do Novo Testamento foco em declarações tiradas a existência óbvia da experiência trinitária em oposição a uma exposição detalhada. 

O Novo Testamento Novas provas para o Trinity podem ser agrupadas em quatro tipos de passagens. O primeiro é a fórmula trinitária de Mateus 28:19, 2 Coríntios 13:14, 1 Pedro 1:2 Apocalipse 1:4;. Em cada passagem de uma fórmula trinitária, repetido de forma somatória, registra uma contribuição distintiva de cada pessoa da Trindade. Mateus 28:19, por exemplo, segue a fórmula tripla do Pai, do Filho e do Espírito Santo, que distingue o batismo cristão. O Senhor ressuscitado encomendou a seus discípulos para batizar os convertidos, com ênfase trinitária que carrega o distintivo de cada pessoa da Trindade, enquanto associação de suas relações internas. Esta passagem é a mais clara referência bíblica a uma apresentação sistemática da doutrina da Trindade. 

Paulo, em 2 Coríntios 13:14, finalizou seus pensamentos para a igreja de Corinto com um apelo pastoral que se baseia na "graça do Senhor Jesus Cristo, eo amor de Deus, ea comunhão do Espírito Santo" (NVI) . A formulação é projetado para ter o impacto prático de levar a igreja dividida em conjunto através de sua experiência pessoal da Trindade, em suas vidas diárias. Significativamente, na ordem trinitária Cristo é mencionado em primeiro lugar. Isso reflete o processo real da salvação cristã, pois Cristo é a chave para a abertura de visão sobre o trabalho da Divindade. Paul estava chamando a atenção para a consciência trinitária, e não no trabalho inicial da salvação, que já foi realizado em Corinto, mas no trabalho que permite sustentar os cristãos de divisão para conseguir a unidade. 

Em 1 Pedro 1:2, a fórmula trinitária é seguido com referência a cada pessoa da Trindade. Os cristãos dispersos são lembrados através de referência à Santíssima Trindade que a sua eleição (presciência do Pai) e resgate (a obra santificadora do Espírito Santo) deverá conduzir a uma vida santa obediência do Filho). 

John abordados os leitores do Apocalipse com uma fórmula trinitária alargada, que inclui referências a pessoas da divindade (Rev. 1:4-6). O foco sobre o triunfo do cristianismo cristaliza a saudação em uma doxologia trinitária que reconhece o trabalho realizado eo retorno futuro de Cristo. Esta apresentação alongada serve como um incentivo para que as igrejas enfrentam perseguição. 

Um segundo tipo de passagem do Novo Testamento é a forma triádica. Duas passagens elenco nesta estrutura são Efésios 4:4-6 e 1 Coríntios 12:3-6. Ambas as passagens se referem às três pessoas, mas não a fórmula definitiva da passagem anterior. Cada Escritura equilibra a unidade da igreja. A ênfase é colocada sobre a administração dos dons por Deus. 

A terceira categoria de passagens menciona as três pessoas da Divindade, mas sem uma clara estrutura triádica. Nas contas do batismo de Jesus (Mateus 3:3-17, Marcos 1:9-11 e Lucas 3:21-22), os três escritores sinópticos registrou a presença da Santíssima Trindade, quando o Filho foi batizado, o Espírito desceu, eo Pai falou com aprovação. Paulo, em Gálatas 4:4-6, sublinhou o trabalho da Trindade no aspecto do Pai que envia. Outras passagens representante nesta categoria (2 Thess. 2:13-15; Tito 3:4-6 e Judas 20-21) retratam cada membro da Trindade, em relação a uma determinada função redentora. 

A quarta categoria de passagens trinitária inclui aqueles apresentados no discurso de despedida de Jesus aos Seus discípulos (João 14:16, 15:26, 16:13-15). No contexto destas passagens, Jesus expôs o trabalho do ministério e da terceira pessoa da Divindade como o agente de Deus no ministério permanente do Filho. O Espírito é um professor que facilita a compreensão dos discípulos sobre «a parte e, em sendo enviado do Pai e do Filho, é um em natureza com as outras pessoas da Trindade. Ele dá a conhecer o Filho, e "ao mesmo tempo dá a conhecer o Pai que se revela no seu Filho" (16:15). O discurso enfatiza o inter-relacionamento da Trindade, em igualdade e da importância operacional. 

Todas estas passagens são esforços embrionários pela igreja primitiva para expressar a sua percepção da Santíssima Trindade. O Novo Testamento é cristológico na sua abordagem, mas envolve a plenitude de Deus sendo disponibilizadas para o crente individual através de Jesus e pelo Espírito. A expressão trinitária consistente não é uma formulação da doutrina, como tal, mas revela uma experiência de Deus é persistente auto-revelação. 

Na época postbiblical, a igreja cristã tentou expressar a sua doutrina em termos que foram filosoficamente aceitável e lógica coerente. categorias de entendimento grego começou a aparecer nos esforços de explicação. Discussões deslocado da ênfase Novo Testamento sobre a função da Trindade na história da redenção de uma análise da unidade da essência da divindade. 

Uma questão importante durante os primeiros séculos centrada na unicidade de Deus. O Sabelians descreveu a Deus em termos de modos que existia apenas um de cada vez. Esta teoria confirmou a unidade de Deus, mas estão excluídos dele distintivo permanente. O Docetistas Cristo entendida como uma aparição de Deus em forma humana, enquanto Ebonites descrito Jesus como um homem comum habitado com o poder de Deus no batismo. Arius foi também um influente teólogo que viam Jesus como subordinado a Deus. Para Arius, Jesus era um ser criado por Deus, maior do que o homem, mas menos do que Deus. Essa idéia, assim como os outros, foi contestada por Atanásio em Nicéia (325 dC), eo Conselho decidiram para a posição de Jesus como "da mesma substância exatamente como o Pai". 

Provavelmente, o pensador mais proeminente dos primeiros séculos foi Agostinho de Hipona (354-430). Ele começou com a idéia de Deus como uma substância e pediu explicação da Trindade em analogia psicológica: a pessoa existe como um ser com três dimensões da memória, entendimento e vontade, assim também Deus existe como uma unidade do Pai, do Filho, e Espírito Santo. Embora essa explicação seja útil e que contém o conceito de três pessoas em um só, não resolve a complexa natureza de Deus. 

Talvez quatro declarações podem resumir e esclarecer este estudo. 1. Deus é um. O Deus do Velho Testamento é o mesmo Deus do Novo Testamento. Sua oferta de salvação no Antigo Testamento, recebe uma revelação completa do Novo Testamento de uma forma que não é diferente, mas mais completo. A doutrina da Trindade não abandonar a fé monoteísta de Israel. 

2. Deus tem três formas distintas de estar no evento de redenção, Ele ainda continua a ser uma unidade indivisível. Que Deus o Pai, dá-Se à humanidade através do Filho e do Espírito, sem deixar de ser ele mesmo é o cerne da fé cristã. Um compromisso em absoluta igualdade, quer da divindade ou a verdadeira diversidade reduz a realidade da salvação. 

3. A principal maneira de apreender o conceito da Trindade é através da participação no triplo salvação. A abordagem do Novo Testamento não é discutir a essência da Divindade, mas os aspectos particulares do evento revelador que inclui a presença definitiva do Pai, na pessoa de Jesus Cristo através do Espírito Santo. 

4. A doutrina da Trindade é um mistério absoluto. É principalmente conhecido, não através da especulação, mas através de experimentar o ato de graça através da fé pessoal. 

Jerry Henry M. 


Para ajudá-lo a encontrar o que você está procurando no site mais rápido que eu forneci a caixa do motor de pesquisa abaixo. 
 
Search for
Site Search


 


 

Back To Main Page | Email Me



 

Este site Copyright © Palavras de Vida Eterna